Sobre Nós

A Associação Cultural Trítono é uma associação sem fins lucrativos, sediada em Évora, e que tem como principais objectivos a divulgação e preservação do património cultural português, sem esquecer a necessária abertura a outras culturas; cativar novos públicos; fixar no Alentejo jovens artistas de valor; e incentivar as camadas populacionais mais jovens à aprendizagem artística, fundamental para a formação integral do indivíduo.

Tendo como base o trabalho que o Grupo Vocal Trítono vinha a desenvolver desde 1993, esta associação foi criada em 2001, ano em que, com o apoio da paróquia de S. Pedro e com autorização do Sr. Arcebispo de Évora, D. Maurílio de Gouveia, abriu um Centro de Artes no Antigo Convento de S. Francisco (junto à Igreja de S. Francisco) onde se leccionaram em regime de curso livre as seguintes disciplinas: Órgão, Acordeão, Guitarra Clássica, Órgão Electrónico, Piano, Técnica Vocal, Canto, Música de Câmara e Atelier de Artes Plásticas
Mais tarde, a Associação viu crescer a necessidade de expandir o âmbito de actuação para outras disciplinas, como as Danças de Salão, o Coro Juvenil, o Violino, a Bateria, a Formação Musical, entre outras, pelo que foi necessário encontrar um espaço de maiores dimensões e dotado de condições que permitissem o funcionamento das novas classes. Esta necessidade traduziu-se na ocupação do espaço onde actualmente exerce a sua actividade, a Antiga Fábrica da Música (Zona Industrial), espaço esse gentilmente cedido pela Autarquia. Aqui funcionam o gabinete de atendimento ao público, as salas de aula, o espaço de ensaios do Grupo Vocal Trítono, bem como uma área comum apta à realização de espectáculos.

A Associação Cultural Trítono tem ainda participado na Feira de S. João, e tem vindo a promover eventos de qualidade e interesse cultural para a cidade de Évora, como a sessão didáctico-musical «Olhares da Planície», ATL’s artísticos para crianças e jovens, audições de final de período, ciclos de concertos e workshops de diversas temáticas. Acolhe também, sempre que possível, coros oriundos de outras partes do país e do mundo, cumprindo o seu desígnio de abertura a diferentes culturas e de divulgação da música, em particular da música coral.
Assumindo o ano de 2013 como um ano de mudança, a Associação decide renovar a sua imagem e adaptar-se às novas realidades de país e da cidade. Abre, por isso, um Centro de Explicações para crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem e que não possuam condições económicas para procurar ajuda que implique um grande esforço financeiro da parte dos seus encarregados de educação. Investe também num espírito mais jovem com a abertura da classe de combo e com a intenção de implementar uma programação regular no seu espaço, dedicada ao público eborense, com a abertura a novos artistas que procurem divulgar o seu trabalho. Este é um espaço de todos e para todos, e tanto a Associação como o Grupo Vocal Trítono procurarão abri-lo cada vez mais a quem quiser juntar-se a nós.

Pesquisar no site

Associação Cultural Trítono Zona Industrial-Almeirim Norte, Rua Aníbal Tavares
Évora

06-03-2014 16:15